Virou moda agora as pessoas pedirem ao Chat GPT respostas em uma sessão automatizada de tarot. Eu não serei nada hipócrita aqui nesse post, afinal eu mesma uso o Chat GPT na Oblíqua para algumas funções. Como crio textos diariamente na firma, o Chat virou meu grande aliado na hora de construir uma estrutura linear para meus materiais e até posts aqui no blog, ele é essencial para a minha produtividade como empresária! É uma ferramenta que poupa tempo e esforço para tarefas operacionais. Desta forma, uma das maiores habilidades do Chat GPT é construir sequências lógicas de estruturas textuais.
Porém, fica claro que a estrutura que o chat proporciona precisa de um pouquinho de “pó mágico” para criar autenticidade e conexão. Todos os textos que produzo pelo chat precisam ser revisados por mim, acrescento alguns parágrafos mais temperados no corpo do texto e são eles que guardam a essência da Oblíqua. Ou seja, respondendo à pergunta do post: a diferença está no elemento X das Meninas Super Poderosas, o elemento Alma.
Como já diria o ator Marco Luque: “IA é uma coisa lógica, já eu não tanto…”. Desta forma, a diferença de uma experiência de tarot via chat versus feita por um cartomante humano pode ser explicada pelo viés artístico da bela cartomancia e pela ambiguidade que a arte do tarot nos expõe.
No tarot existe a análise de padrões, que é a parte lógica da coisa: estudar arcanos, seus significados de base, a simbologia registrada em cada carta. Nessas análises, o chat é um expert! Porém, quando apostamos no acompanhamento da alma e de suas nuances, ele acaba perdendo feio para a cartomante maluquinha aqui.
Uma pergunta ou outra pelo Chat é ótimo, não venho aqui para cuspir no prato sendo eu uma usuária assídua da IA! Porém a conexão e principalmente o acompanhamento, só um outro ser humano pode te dar. As perguntas mais provocativas, a compreensão do contexto, a conexão com outro ser humano que tem ideias parecidas complementares à sua, a troca de experiências e vivências… Estas são as entregas principais de um cartomante a meu ver e vai muito além da análise de padrões e símbolos.
Estamos na era digital e quanto a isso não há como fugir. Plataformas de IA vieram para ficar e podem ser grandes aliados na hora de estruturar um pensamento! Agora o acompanhamento, o aprimoramento do seu processo de decisões e autoconhecimento, o afeto proporcionado em consulta, o ato de abrir uma caixa de mensagens e falar com um ser humano que te entende e te acompanha do outro lado é insubstituível! Eu amo e me sinto honrada em fazer parte da jornada das minhas consulentes, anoto e analiso os padrões e casos, procuro formas que vão além da consulta para inspirá-las.
Entre minhas consulentes, percebo que sempre tem algum fator emocional que nos conecta na hora e que, por conta disso, não me faz ver o Chat GPT como uma ameaça ao meu trabalho: o chat não teve conflitos familires, não teve burnout por conta do trabalho, não sofreu por amor, não confessa vivências compartilhadas, nem troca segredos que deixam o cabelo dele hidratado e macio como é o meu caso, uma bruxa cabeluda que adora bater papo e construir reflexões… Essa magia é a que nos une e que IA nenhuma jamais vai oferecer!
Quer marcar uma consulta de Tarot comigo? Agende agora mesmo, a agenda de outubro está aberta!