Sente dificuldade em escolher um hobby? Eu também tive, então vou te ajudar!
Pode parecer estranho se orgulhar sobre ser ruim em algo, mas a nossa geração, os produtivos millennials, vivem numa corrida insana e diária atrás da excelência. Nosso sistema de ensino pede por isso, nossa família também. Desta forma, é normal se pressionar também na hora de ter um hobby.
Sim, estou fazendo curso de corte e costura. Estou tricotando também! E todas as peças que fiz até agora foram terrivelmente feias e tortas… mas por um motivo essa imperfeição me agrada, pois é a primeira vez que possuo um hobby no qual não me sinto na obrigação de ser boa, de fazer certinho, de monetizar um produto… Deixei pro Corte e Costura um espaço para ser mediana e até mesmo ruim na função!
Mas afinal, o que é um hobby?
O que é um hobby?
Em inglês, o termo “hobby” significa passatempo. No português, o passatempo vai muito além da bolacha e seu nome se define por um sentido bem literal: passar o tempo. Um hobby nada mais é do que uma atividade que você pratica quando está entediado ou ansioso, quando o tempo do tempo parece estar muito lento ou muito frenético.
Escreva feio, desenhe borrado, costure torto
Quando gastamos nosso tempo e dinheiro em algum passatempo onde não somos “bons”, bate aquele sentimento de “que perda de tempo” ou “estou gastando dinheiro à toa”. Um sentimento de culpa, aquela autossabotagem gostosa que volta e meia preenche a cabecinha da gente.
Quando nossas necessidades básicas estão supridas – vitalidade, ter um teto e bancar minha comida – nada te impede de gastar um dinheirinho extra em alguma atividade prazerosa e que te deixa mais saudável para lidar com as obrigações do dia a dia. A primeira coisa a se fazer quando for buscar um hobby é tirar a culpa das costas. Assim como o arcano do Diabo no tarot fala, nós precisamos nos dar prazer, curtir a vida. Chega de penitência!
Os 10 hobbys que já tentei
Desde pequena eu adoro criar ferramentas que me ajudam a passar o tempo. Acho que sou a pessoa que mais tem hobbies no mundo e fico perambulando entre eles. Alguns foram monetizados, mas outros só me trazem prazer mesmo.
Confira abaixo a lista:
- Literatura e Escrita
Esse hobby quem já me conhece há mais tempo sabe. Antes de qualquer profissão sempre me considerei escritora. Grande parte de todo o meu trabalho envolve escrita e muita, muita literatura! Dos clássicos aos contemporâneos, na época da faculdade ler e escrever bobagens era o que segurava a barra da pressão de se formar. Um amigo da faculdade ao fazer seu discurso de formatura até disse: Me lembro mais da Duda lendo algum romance épico do que estudando de fato!
Eu vivia carregada de livros e tinha mais de 100 arquivos de histórias que eu contava. A maioria ficou pela metade mesmo, assim como alguns livros que me deram encheção de saco e eu larguei, afinal meu pensamento era: “Eu não vou ficar nessa penitência aqui não, é meu momento de lazer!”.
Leitura e escrita são hobbys longos e normalmente quem pratica já o faz desde jovenzinho. Porém nunca é tarde para se apaixonar! Pense em gêneros que chamem mais a sua atenção, não precisa ser dinâmico! Tenho amigos que só leem livros do gênero suspense/policial, pois são essas as histórias que lhe dão ânimo!
- Costura
Esse é o hobby mais novo de todos e que sempre tive vontade de aprender. Brincava comigo mesma: talvez em outra reencarnação! Porém, como sou muito ansiosa, resolvi entrar num curso. Juntei um dinheirinho e paguei 8 meses. Os tutoriais do Youtube também tem me ajudado bastante! Esse é o primeiro hobby que não me cobro pelo capricho nem quero monetizar, faço por pura diversão.
Para quem gosta de atividades manuais e quer aprender mais precisão e coordenação motora, corte, costura e bordado é bom demais! Além de demandar bom gosto e foco nos acabamentos. Me ajuda na concentração que é uma coisa!
- Cultura
Museus, documentários, filmes, séries… O mundo do entretenimento te dá uma linha do tempo imensa de procura! Quando eu era adolescente e vivia trancada em casa (sempre fui mais do tipo caseira), fazia maratonas de filmes antigos ou com temáticas específicas: essa sexta-feira, três filmes de comédia romântica dos anos 90 envolvendo transformações! São planos que me deixam animada a semana toda para enfim chegar em casa na sexta, pedir um delivery e fazer minha maratona em paz!
Guardar um tempo da semana para ouvir algum disco clássico de um gênero que você ama também pode ser uma ótima ideia! A gente perdeu muito esse hábito de ouvir um álbum inteiro e sentir a construção da obra. Para quem ama cultura, fazer esse tipo de ritual é quase transcender! Você sente muita conexão com o artista e realmente consome o valor da obra, sem se ater tanto ao comercial da música.
A cultura é um grande universo cheio de pequenos mundos onde vamos aprendendo mais sobre nós mesmos. Quais gêneros musicais e de filmes você gosta? Se interessa por documentários de animais ou de movimentos sociais?
- Cozinhar
Esse é um hobby que ainda está me conquistando, afinal detesto cozinhar! Porém, descobri que existem alguns pratos específicos que adoro fazer, como brownies por exemplo. É mentira essa história de que um bom cozinheiro cozinha de tudo. Tem gente que nasceu mais para o salgado, quem nasceu mais para o doce. Minha tia sempre me disse: no mínimo a gente tem que saber fazer uma entrada, um prato principal e uma sobremesa! Que tal começar por aí?
Eu comecei a cozinhar assim. Aprendi três pratos: de entrada cream cracker com molho de cebola, o prato principal é risoto de queijo com alho poró e a sobremesa meus brownies. Com o tempo e durante minha reeducação alimentar, comecei a ousar um pouco mais na cozinhar e hoje de vez em quando me vejo cantarolando enquanto preparo o almoço.
Para alguns esse hobby pode ser mais do tipo social: aprender a fazer um churrasco para a galera, preparar docinhos e presentear amigos, preparar panquecas para o seu amor, fazer pão de mel para a família… Ou quem sabe deixar uma refeição do fim de semana para aproveitar sozinha? Bote uma musiquinha e prepare seu prato favorito!
- Jogos e Esportes
Esse hobby envolve o movimento, tanto da mente quanto do corpo! Desde jogos de tabuleiro até uma partida de vôlei, o sentimento de competição dá aquela animada boa para começar o dia! Além de ser útil para a saúde física e mental, jogos e esportes fazem você socializar mais, melhora o seu sono e te deixa mais atenta, perceptiva aos detalhes.
Vôlei, futebol, basquete, dança, yoga… Milhares de jogos de tabuleiro e RPG para curtir com os amigos… Desde que não vire um vício maluco, jogos e esportes só vem a somar na sua vida! Faça um grupo de amigos para jogos de tabuleiro ou comece a caminhar duas vezes por semana no mínimo! Não precisa começar já na super intensidade, comece pelo prazer de passar o tempo enquanto se movimenta.
- Desenho e pintura
Assim como literatura e escrita, esse hobby possui uma legião de fãs que adoram passar tempo pintando e criando personagens através do desenho. Paisagens, cores, texturas… Que tal um caderno artístico para colagens e testes de cores? Sem a pressão de ficar perfeito, hein?
Por sorte esse hobby também conta com uma porção de tutoriais e dicas técnicas para iniciantes! Porém lembre-se de se expressar também, de colocar para fora suas ideias e emoções. Desenho e pintura são arte pura e seus efeitos terapêuticos são enormes!
- Fauna e Flora
Esse é um hobby que eu amo de paixão! Criar plantinhas e pets deixa minha lua na Casa 6 em festa! Não é raro ver os pais de planta e pais de pet por aí, apaixonados por criar uma vidinha com todo o amor e conforto. Além disso, você aprende muito sobre responsabilidade, afeto e rotina. Uma plantinha e um animal requerem rotina, portanto esses são hobbies excelentes para quem tem dificuldade em construir a sua rotina ou está num momento melancólico, meio cabisbaixa. A vida que você está criando te deixa mais animada para acordar e cuidar de si, além é claro de todo o afeto dos pets e da beleza das plantinhas que enchem a vista!
Comece com um cacto, uma suculenta ou um peixinho, criaturas mais tranquilas de cuidar. Caso não tenha espaço em casa, procure uma horta comunitária ou algum abrigo de animais onde possa ser voluntária!
- Coleções
Esse é um hobby que muita gente pratica e nem sabe. Sabe aquela caixinha cheia de cacareco do mesmo assunto que você guarda e volta e meia revive? É uma coleção não explorada! Colecionar maquiagens, discos, livros ou, no meu caso, tarots. Limpar os tarots, organizá-los bonitinho, mantê-los bem seguros e armazenados… Dá uma alegria ver eles empilhados, manuseá-los quanto estou triste ou estressada!
Uma coleção também envolve o ato de cuidar de um patrimônio, afinal o tempo valoriza essas peças. Também pode falar muito sobre seus gostos e entrega muito conhecimento! Coleção de canetas, cadernos, objetos antigos, roupas… Lembrando que colecionar nada tem a ver com acumular! Uma coleção saudável envolve desapego e também temáticas, um sistema firme para a sua compreensão e muito, muito cuidado!
- Estudos
Muita gente vai puxar os cabelos e me chamar de maluca, mas sim: estudar pode ser um hobby! Acredito que todo mundo gosta de estudar, só não sabe o que. Um surfista ama estudar sobre surf, um artista estuda arte, um cinéfilo estuda filmes. Qual assunto você sente uma curiosidade imensa e quer saber mais, discutir sobre? Nem sempre vai se conectar com a sua profissão, no meu caso amo estudar filosofia!
- O Mundinho Esotérico
Começou com um hobby e hoje em dia é profissão, mas volta e meia me vejo consumindo esse conteúdo feito doida: tarot, astrologia, leitura de mãos… Ferramentas esotéricas que proporcionam o autoconhecimento e fazem a gente se apaixonar por símbolos! A maioria dos meus alunos começou a estudar esses assuntos como hobby. Muitos seguem o hobby com prazer, outros até abriram uma conta no Instagram para falar sobre o assunto e volta e meia ganham um dinheirinho com suas análises.
O mundo esotérico tem de bônus o ato de refletir sobre si mesma, perceber o mundo ao redor, se conectar com o céu e com as simbologias das mãos e das cartas. Tem coisa mais gostosa que isso? Amei tanto que transformei em profissão!
Sempre quis aprender sobre os mistérios fascinantes do mundo esotérico? Tenho três cursos: Contando Estrelas de astrologia, Na Palma das mãos de leitura de mãos e Conexões com o Tarot, onde ensino tarot de forma prática e sem frescura!
Qual seu hobby?
É claro que além dessa lista, existe todo um mundo de atividades para um hobby! Pense num assunto que você tem prazer em falar e saber, que preenche seu coração e dá aquele alívio, aquele conforto gostoso! Também não tenha medo de largar um hobby e tentar outro, pois é um processo curvo e não reto.
O foco está em sentir alegria e relaxamento! No mapa astral, é possível ter um direcionamento de quais hobbies podem ser mais legais para você através da Casa 5 no seu mapa e da posição de Leão, o grande regente da alegria!
Caso queira uma análise do seu mapa astral, agende agora mesmo uma consulta de
comigo pelo link: Quero agendar minha consulta!