Quando se fala em rivalidades lendárias em Hollywood, uma das mais icônicas e notórias é a que envolveu Joan Crawford e Bette Davis. Essas duas lendas da era de ouro do cinema não apenas compartilharam o palco e a tela grande, mas também uma rivalidade que se tornou lendária. No post de hoje, vamos explorar a rivalidade entre Joan Crawford e Bette Davis, como ela começou, qual foi o legado deixado por essas duas estrelas do cinema e, é claro, analisar o mapa astral das duas para desvendar os segredos astrológicos por trás dessa relação tão dramática e que marcou a história do cinema.
Quem são Joan Crawford e Bette Davis?
Mas antes, acho importantíssimo explicar quem foram essas duas atrizes tão emblemáticas!
Vamos começar pela mais velha: Joan Crawford, Nascida Lucille Fay LeSueur em 23 de março de 1904, foi uma das maiores estrelas de cinema da década de 1930 e 1940. Sua carreira se estendeu por décadas, e ela é lembrada por sua beleza, elegância e versatilidade como atriz. Seus olhos marcantes e cabelos pretos faziam um contraste maravilhoso em filmes mudos na era do preto e branco. Veio de origem humilde, começou como dançarina em casas de shows até alcançar as telonas.
A mais nova, Bette Davis Bette Davis, nascida em 5 de abril de 1908, é considerada uma das atrizes mais talentosas da história de Hollywood. Com uma carreira repleta de prêmios e aclamação crítica, Davis é lembrada por seus papéis desafiadores e memoráveis. Deu rosto para personagens excêntricos e muito complexos. Sua forma de atuação é estudada até hoje nas faculdades de teatro e cinema. Bette não veio de origem tão humilde quanto Joan, apesar da relação conturbada dos seus pais.
Como a Treta Começou?
A rivalidade entre Joan Crawford e Bette Davis teve origem nos bastidores do filme “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”, lançado em 1962 (Recomendo que os amantes de terror e suspense vejam!!!!!!). As duas atrizes, ambas em fases posteriores de suas carreiras, já esquecidas pelo público jovem, desempenharam papéis principais no filme, mas os problemas surgiram quando ambas perceberam que estavam em pé de igualdade no que dizia respeito ao tempo de tela e destaque. Quem era a protagonista?
A tensão entre elas só cresceu à medida que a produção avançava. Bette Davis foi nomeada para um Oscar por sua atuação, enquanto Joan Crawford não foi indicada, além de ganhar menos do que a colega, alimentando ainda mais a rivalidade. As atrizes trocaram insultos públicos e a competição foi tão intensa que perdurou até o Oscar, onde Bette Davis perdeu o Oscar de melhor atriz para Anne Bancroft e Joan Crawford pediu para receber o prêmio por Anne apenas para provocar Bette, causando muito desconforto nos bastidores!
O Legado Dessa Rivalidade Histórica
A rivalidade entre Joan Crawford e Bette Davis é um dos capítulos mais intrigantes e memoráveis da história de Hollywood. Ela serviu para destacar o sexismo e as pressões enfrentadas pelas atrizes em uma indústria dominada por homens. É importante destacar que essa rivalidade ocorria em um contexto onde os homens dominavam essa indústria, as duas lutavam com unhas e dentes por respeito e valorização dos seus respectivos legados. Além disso, gerou uma atenção maciça para “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”, tornando-o um sucesso de bilheteria. Mérito delas!
A rivalidade também deixou uma marca duradoura na cultura pop, inspirando livros, documentários e, mais recentemente, uma série de sucesso chamada “Feud: Bette and Joan”, estrelada por Jéssica Lange como Joan e Susan Sarandon com Bette. A série explorou em detalhes a tumultuada relação entre as duas estrelas e está disponível na plataforma Star+.
Analisando o Mapa Astral da Dupla
Como este blog é meu, óbvio que vamos explorar a sinastria astrológica entre Joan Crawford e Bette Davis! Vem comigo!
Joan Crawford (nascida dia 23 de março de 1904): Joan era ariana com a Lua em Gêmeos e Mercúrio em Peixes. Isso a tornava uma mulher apaixonada, determinada, competitiva e um tanto impulsiva. Tudo indica que seu ascendente é em Escorpião, dando ainda mais explosividade e força para sua presença impositiva.
Bette Davis ( nascida dia 5 de abril de 1908): Bette também era uma ariana com a Lua em Gêmeos e Mercúrio em Peixes! Com forte tendência do Ascendente adivinha onde? Sim, em Escorpião. As duas tem mapas iguais nesses três aspectos que falam muito sobre personalidade, essência e forma de se comunicar.
Mercúrio em Peixes é um posicionamento de queda que traz dificuldade para ser mais claro, aquela coisa de falar uma coisa que não era bem aquilo, sabe? Se atrapalham na hora de se expressar, podem ser muito fechadas quando precisam expor suas vulnerabilidades. Para atores é um ótimo posicionamento, pois traz melancolia, facilidade em se adaptar a qualquer papel… Porém na vida íntima, pode se tornar uma grande confusão! E a relação das duas foi cheia de mal entendidos, muito por causa das dores que elas carregavam depois de décadas em uma profissão chefiada pelo machismo.
No começo da série “Feud”, no Star+, a personagem interpretada por Catherine Zeta Jones fala uma frase que explica muito bem o tanto que as duas são parecidas e por isso rivais: “Sua rivalidade era sobre dor”. O que doía em uma, doía na outra. Essa é uma característica forte quando percebemos a interação entre pessoas com mapas tão parecidos. Porém, essa identificação pode se tornar cumplicidade, mas também rivalidade! Tudo depende de como interagimos. E no caso das duas, no final da série, podemos ver que foi por um triz que essa rivalidade não se tornou uma grande amizade!
A rivalidade entre Joan Crawford e Bette Davis é uma história que perdura no tempo, um lembrete das complexidades das relações em um contexto machista e uma lição sobre como existem sempre dois lados da mesma moeda quando falamos de astrologia. Mesmo que a rivalidade tenha sido conturbada, ambas deixaram um legado duradouro no cinema e permanecem ícones da sétima arte até hoje!