fev 19, 2024

Respondendo perguntas de seguidoras sobre a Quaresma

A Quaresma é um período de 40 dias que antecede a Páscoa, uma das celebrações mais importantes da religião cristã. Em 2024, ela se inicia dia 14 de Fevereiro e vai até dia 28 de Março. Durante esse tempo, somos convidados a refletir e se preparar espiritualmente para a ressurreição de Jesus, segundo a religião […]

A Quaresma é um período de 40 dias que antecede a Páscoa, uma das celebrações mais importantes da religião cristã. Em 2024, ela se inicia dia 14 de Fevereiro e vai até dia 28 de Março. Durante esse tempo, somos convidados a refletir e se preparar espiritualmente para a ressurreição de Jesus, segundo a religião católica. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer, o que evitar e como lidar com as dificuldades que podem surgir durante esse período, até mesmo se você não for católico pode sentir esse ciclo. Neste post, vou responder algumas perguntas sobre a Quaresma que vocês me enviaram nos últimos dias! Vamos lá?

Pergunta 1: O que devemos fazer na Quaresma e qual a sua origem?

Durante a Quaresma, somos convidados a refletir sobre nossa fé através de oração, manifestação e limpeza espiritual. Essas práticas ajudam a fortalecer a espiritualidade e a se aproximar de Deus. Além disso, é importante refletir sobre nossos erros e como aprimorar nossa jornada. 

A Quaresma tem origem na tradição cristã e remonta aos primeiros séculos do cristianismo. Durante esse período, os fiéis se preparavam para o batismo, que era celebrado na Páscoa. A Quaresma era um período de preparação espiritual para o batismo, que simbolizava a morte e a ressurreição de Jesus.

Pergunta 2: A Quaresma afeta os pagãos?

A Quaresma é uma celebração da estrutura religiosa cristã, por isso não tem conexão direta com o povo pagão. No entanto, gosto sempre de lembrar que estamos no Brasil, um país laico, mas fortemente influenciado pelos eventos cristãos. A energia da quaresma pode sim afetar a todos, até mesmo o povo pagão. Eu mesma, sendo praticante de bruxaria, consigo sentir a energia mais sensível da quaresma e aproveito este período para me aprimorar espiritualmente através de muito estudo e reflexão.

Pergunta 3: Qual o objetivo da Quaresma?

O objetivo da Quaresma é preparar os católicos para a Páscoa, onde celebram a ressurreição de Jesus. Durante esse período, os fiéis são convidados a se arrepender de seus pecados, praticar a oração, o jejum de alguns alimentos e a se preparar espiritualmente para a celebração da Páscoa, um período de novo ciclo.

Pergunta 4: O que não fazer durante a Quaresma?

Durante a Quaresma, os católicos são convidados a evitar certas práticas, como o consumo de carne vermelha e o consumo de bebidas alcoólicas. A Quaresma pode influenciar diretamente a espiritualidade dos fiéis, pois é um período de reflexão, arrependimento e preparação espiritual para a Páscoa, portanto costumamos ficar mais sensíveis, até mesmo aqueles que não seguem os ritos, afinal somos seres sociais e a influência de quem está ao nosso redor nos afeta, sobretudo quem trabalha diretamente com o público e lida com diversas energias durante o dia.

Pergunta 5: No que posso dar ênfase durante a Quaresma?

Durante a Quaresma, podemos dar ênfase em reforçar nossa espiritualidade através de uma rotina de limpeza e meditação. Sendo católico ou não, o ideal é utilizar esse período para introspecção. Acredita-se que o véu entre os vivos e os mortos fica mais fino durante esse período, portanto ficamos mais sensíveis. 

Pergunta 6: Por que parece que tudo piora durante a Quaresma?

A Quaresma é um período de reflexão e  preparação espiritual para um novo ciclo, a Páscoa, que simboliza o renascimento de Cristo e na cultura pagã também está associada à deusa Eostre, deusa da fertilidade e da renovação. Durante esse período. Por isso, podemos ter a sensação de piora: a quaresma pode ser sentida como o final de um ciclo. Além disso, tem a mudança de estação: saímos do verão para o outono. As folhas começam a cair para dar espaço a novas folhas.

Pergunta 7: Como melhorar o ânimo durante a Quaresma?

Para melhorar o ânimo durante a Quaresma, podemos criar uma rotina de rituais e manifestações dos nossos desejos e gratidão. Recomendo ter um caderno de reflexões e buscar grupos que trabalham a espiritualidade! Aqui na Oblíqua o mês de março estará totalmente voltado para tais práticas e teremos dois eventos especiais, anota na sua agenda:

a) 21 dias de oração de São Miguel Arcanjo: Como realizar essa prática poderosa de limpeza espiritual e realização de desejos – Lançamento dia 08/03;

b) Ciclo de 4 palestras sobre meditação e espiritualidade para aplicar no seu dia a dia – Lançamento dia 20/03;

A oração de Miguel Arcanjo servirá para aproveitar o período da quaresma e fazer uma poderosa limpeza espiritual, enquanto o ciclo de palestra visa prepará-las para o novo ciclo marcado pela Páscoa!

    Pergunta 8: Sonhar coisas estranhas e proféticas é normal nesse período?

    Sonhar coisas estranhas e proféticas pode ser normal durante a quaresma, afinal estamos mais sensíveis como sociedade e podemos deixar o inconsciente trabalhar com mais intensidade. Além disso, passamos pelo ciclo do Sol em Peixes, onde nossa intuição fica mais aguçada.

    Pergunta 9: A Quaresma deve ser temida por conta dos espíritos obsessores?

    A Quaresma não deve ser temida por conta da proximidade de espíritos obsessores apenas por ser um período de reflexão. Porém, é um período de maior sensibilidade, tudo aquilo que já está energeticamente ao nosso redor se potencializa. Quem está numa fase mais melancólica, pode sentir a força dessa frequência mais baixa de espíritos inquietos. Dica para se proteger: Peça proteção da sua equipe espiritual antes de dormir ou ao acordar. Faça sua higiene regularmente e tome água, para manter o corpo limpo e hidratado. Tome muito Sol e tente inserir mais verduras na sua rotina aos poucos. Parece bobo, mas tais práticas auxiliam muito no afastamento de espíritos obsessores. Corpos saudáveis com hábitos saudáveis repelem tais energias. 

    Durante a Quaresma, um período de reflexão e renovação espiritual, o Reiki se destaca como uma prática de autocuidado e equilíbrio energético, independente da sua crença ou reiligião, afinal o reiki apenas orienta e limpa nossa energia vital, auxiliando na redução do cansaço e da ansiedade. Embora nossa agenda de fevereiro esteja completa, quero te ver em março! Aproveite para reservar sua vaga e garantir um momento de paz e harmonia. Agende agora mesmo e permita-se vivenciar os benefícios do Reiki nesta temporada cheia de sensibilidade.

    Continue explorando